29/08/2016

Muffins de ovo e brócolos / Broccoli egg muffins






PT (Skip to English)
Muffins não são só os queques de chocolate que comemos com o copinho de leite. Estes muffins de ovo são óptimos acabados de sair do forno com uma torrada e manteiga ao pequeno almoço ou para levar para o trabalho e comer com uma peça de fruta para um snack saudável e rico em proteína.

A sua versatilidade permite-te abrires o frigorífico e usares os ingredientes disponíveis para os rechear: cogumelos, queijo feta, pimentos, azeitonas, espinafres, courgete... As opções são infinitas consoante o que o teu paladar pedir.
Para esta receita escolhi brócolos e cebola. O caramelizado da cebola e os brócolos tenros sentem-se em cada dentada e o muffin desaparece num piscar de olhos.

Gosto de lhes juntar um pouco de cebolinho e salpicar com tabasco, pois dão vida ao sabor do ovo. Garanto-te que te vai ajudar a despertar ao pequeno almoço e começar o dia com vegetais tem que ser bom, certo?

Esta receita rende dez muffins, comidos os do pequeno almoço ainda sobraram para levar para o trabalho amanhã. Menos uma coisa com que me preocupar... Ah, avizinha-se um dia de relax e o que mais se pode querer?

Muffins de ovos e brócolos

Ingredientes:

  • 7 ovos
  • 2 colheres de sopa de leite de amêndoa (ou outro)
  • Meia cabeça de brócolos
  • 1 cebola média
  • 1 alho (ou uma colher de chá de alho picado)
  • Oregãos
  • Queijo ralado
  • 1 colher de chá de mostarda
  • Sal e pimenta qb
  • Cebolo para guarnecer
Método:
Aquecer o forno a 180º C.

Cortar os brócolos em pedaços pequenos, sem grande precisão e sem picar. Cortar a cebola às rodelas e picar sem esforço com a faca.

Numa frigideira quente juntar a cebola e deixar caramelizar um pouco. Juntar os brócolos, o alho, os oregãos, a mostarda, sal e pimenta. Adicionar três colheres de sopa de água e misturar, para que os temperos envolvam os vegetais. Deixar saltear durante 10 minutos ou até os brócolos ficarem tenros.

Bater os ovos com um garfo até desfazer as gemas e juntar o leite, batendo até fazer alguma espuma para que os muffins fiquem fofos.

Distribuir a mistura de vegetais pelas formas de silicone. Estas não precisam de ser untadas previamente, o que é um bónus, menos trabalho e menos gordura. Se usares outro tipo de formas deves untá-las para que os muffins se separem facilmente da forma.

Espalhar queijo ralado por cima e regar com a mistura de ovo.

Levar ao forno durante 15 minutos até crescerem um pouco. Se necessário, ligar o grill durante 5 minutos para dourarem.

Guarnece-se com cebolinho picado.

Espero ver-te à mesa.

Mariana


EN
Coming soon!

No comments:

Post a Comment