03/09/2016

PB&J reinventada / Reinvented PB&J





PT (Skip to English)
PB&J, a sandes de manteiga de amendoim com doce, era daquelas coisas que os miúdos portugueses viam nos filmes e que nunca se materializavam no mundo real. Aliás, a Amália nunca cantou:


Numa casa portuguesa fica bem
Pão com manteiga de amendoim sobre a mesa
No entanto, a manteiga de amendoim lá encontrou o seu caminho para a minha casa portuguesa. Fãs incondicionais de amendoins, (ou ginguba, como se diz lá por casa por influência angolana da matriarca), vimos na manteiga de amendoim uma forma ainda mais fácil de satisfazer a gulodice.

Felizmente, temos vindo a assistir a um boom de manteigas de frutos secos. Agora, não só é possível escolher entre amendoim, caju, amêndoa, castanha do pará, sementes de abóbora ou um mix, também estão disponíveis variedades sem açúcar ou óleos adicionados, crocantes ou cremosas, em frascos pequenos ou potes de 1 kg.

Eu sou a orgulhosa dona de um pote de 1kg de manteiga de amendoim crocante e quase todos os dias o ataco. Uma colher nos flocos de aveia, num batido, num gelado ou no iogurte, mas a maior parte das vezes escolho a clássica mistura de maçã com manteiga de amendoim. É ideal para transportar para o trabalho e como adoro comer a fruta à dentada, nem me dou ao trabalho de partir a maçã. Só preciso de um frasco ou caixa pequena onde cabe uma colher de sopa de manteiga de amendoim, uma maçã e uma colher e está servida uma combinação de fibra, proteína e gorduras saudáveis cheia de energia. Sim, gorduras! Muitas até, mas são gorduras que ajudam o corpo a sentir-se saciado e embora devam ser consumidas conscientemente, são essenciais e evitam exageros com outros alimentos menos saudáveis. Aprende mais sobre os vários tipos de gorduras aqui.

Nesta receita usei framboesas e amoras, nesta altura do ano estão super doces e sumarentas e são uma excelente combinação com a manteiga de amendoim. Mirtilos e morangos funcionam igualmente bem. Se tiveres outra manteiga de frutos secos preferida, também a podes usar, claro. Experimenta várias combinações até encontrares a perfeita e se te fartares dessa, tenta outra! Se possível, evita as que têm óleo de palma.

A PB&J e um café acabado de tirar, hmm...


PB&J reinventada

Ingredientes

  • 1 fatia de pão integral
  • Manteiga de amendoim pura crocante
  • 6 amoras
  • 4 framboesas
Método
Barra a manteiga de amendoim no pão, distribui a fruta por cima e desfruta. Mais simples não há.

Espero ver-te à mesa.

Mariana


EN
Coming soon!

No comments:

Post a Comment